
O Verdadeiro problema não é a língua inglesa, afinal é necessário que haja uma linguagem comum a todos os projectos. O problema aqui são as categorias.

O que eu normalmente faço quando carrego um ficheiro no commons é definir previamente em que categoria ele se pode inserir, analisar as categorias em questão, corrigi-las se necessário e melhorá-las. Tenho um código em javascript que me permite seguir toda a árvore de categoria, este código - chamado SuiviCat.js - foi criado por um francófono, e como consequência não é muito usado nos projectos anglófonos... Eu ainda lembro-me quando requisitei a sua adaptação para o Wikimedia Commons...

Em facto as categorias, para resolverem o problema definitivamente, teriam que ser 100% multilingue. Mas isso exigiria que os administradores também fossem multilingues. Porque como consequência disto, os vandalismos em Hindi (por exemplo) serão muito mais difícies de detectar... Neste momento esta ideia parece uma utopia, mas ela tem uma grande vantagem: Pode reconciliar o commons com os contribuidores das diferentes Wikipédias, Wikcionários, Wikilivros, Wikinotícias....
Wikimedia Commons deve tornar-se um projecto realmente internacional. As pesquisas devem ser mais úteis para todos. Cada editor de cada Wikipédia deve perceber quais são as categorias e assuntos dos ficheiros... Até porque, normalmente são as categorias que melhor descrevem um ficheiro. Isto porque nem todo mundo chama-se Otourly, que inclui hiperligações para a Wikipedia nas descrições dos ficheiros do Commons. Ainda pior, as vezes a descrição apenas diz o mínimo e quase sempre o mínimo não descreve o ficheiro correctamente.
Mas isso não é um problema decorrente da língua inglesa, devo admitir... Se olharmos por exemplo este ficheiro: Church_of_the_Nativity_of_the_Theotokos_(Gora_Pnevits)_05.jpg somente o título e as categorias são inteligíveis para alguém que tenha alguma noção do inglês, não há nenhum link para a Wikipédia que nos possa ajudar a saber o que é isto exactamente.

Florian Farge (Otourly)
Membro dos projectos Wikimedia e da l'Association française (Wikimedia França)
Originalmente no Otourly's Blog com o título de "Pourquoi Wikimédia Commons devrait être plus au centre des Wikipédias (et pas que)"