domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Advogado do Diabo

Noite passada eu assisti pela centésima vez o filme The Devil's Advocate (do qual gosto bastante). Mas mais do que uma brilhante história sobre advogados (motivo que me levou a ver o filme pela primeira vez), o que mais gosto do filme é uma das cenas finais, o dialógo final entre o diabo (John Milton) conversa com o Kevin Lomax. Mais especificamente gosto da citação do John:
Deixe-me dar um pouco de informação privilegiada sobre Deus. Deus gosta de observar. Ele é travesso. Pense nisso: Ele dá homem instintos. Ele lhes concede esta dádiva extraordinária, e então o que faz, eu juro, para o seu próprio divertimento cósmico, ele estabelece regras opostas. Isto é a maior gozação de todos os tempos. Olhe, mas não toque. Toque, mas não prove. Prove, mas não engula. hahaha. E enquanto você está pulando de um lado para o outro, o que é que ele faz? Ele ri. Ele é um doente. Um sádico, um senhorio relapso. Adora-lo? Jamais.
Para começar, devo dizer que a explicação dele faz bastante sentido. Afinal, quem em sã consciência poderia dizer que o Deus cristão, conforme descrito pelo Catolicismo e pelos Protestantes não faz exactamente o que o "diabo" diz? Mas, antes de me xingar, por favor pense um pouco.

Aliás, essa história de "advogado do Diabo" é uma história cristã (pausa para a cara de espanto). Originalmente o advogado do diabo (latim: advocatus diaboli) era um advogado, contratado pela Santa Sé, para investigar os candidatos a santos e seu dever era olhar cepticamente o processo, procurando lacunas nas provas de forma a poder dizer, por exemplo, que os milagres supostamente feitos eram falsos. A sua função contrastava com a do promotor da fé (latim: Promotor Fidei) cuja atribuição era exactamente o contrário.

Como vemos, tanto o Diabo quanto seu advogado nasceram por causa do Cristianismo.

4 comentários:

Pati disse...

Pois é Béria, quando eu vi pela primeira vez o anúncio desse filme, que aliás assisti no cinema e não me arrependi, pensei tratar-se da história de algum "Advogado do Diabo", há mesmo um livro com esse nome, não sei se vc já teve a oportunidade de ler, que trata exatamente de um advogado contratado pela igreja para "verificar a santidade" de um candidato a santo na Itália.

Juvenal Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juvenal Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juvenal Silva disse...

Engraçado... me faz lembrar do livro de Jó, pois Deus e o adversário (pra não dizer diabo,pois no contexto histórico ainda não tinha sido criado pelo imaginário popular) faz uma aposta com a vida de Jó, como ele fosse um brinquedinho!
mas esta discurssão tem muito pano pra manga e uma confcção inteira!