quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Reflexões sobre o Amor

Estava eu a perder meu tempo vendo televisão neste fim de semana, quando me deparei com o trailer do filme “O Amor nos Tempos do Cólera”. O que ele tinha de especial? Não... não é porque ele é baseado num livro que eu particularmente amo.. O que me chamou a atenção foi uma frase do trailer: “Quanto tempo você esperaria pelo seu amor?”.

Sendo eu uma mulher apaixonada que estava longe do seu amor... Não precisa ser muito gênio pra entender o motivo da frase me chamar a atenção. Mas não é só isso. Pensemos sobre o assunto: O que leva alguem a manter-se fiel a memória de um amor que acabou (ou que nunca começou)?
Há – obviamente – a resposta: Porque esta pessoa ainda ama! Sim... mas este amor platônico não seria uma causa maior de sofrimento do que o esquecimento do antigo amor?

Posso dizer por experiência própria... Não! É obvio que se sofre (e muito) ao amar alguem que por um motivo ou por outro não está com você! Mas se sofreria muito mais se mandássemos esse amor para o esquecimento. Por que? Porque o que se ama não é a idéia do amor (o amor idealizado) mas sim a pessoa que desperta tal sentimento (que – este sim... mais cedo ou mais tarde acaba sendo idealizado em maior ou menor grau). E esquecer o amor que se sente equivaleria a esquece-la! Há também a centelha de esperança de que tal pessoa um dia venha a te amar. E – por causa dessa esperança – pode-se esperar meses (até anos) por tal pessoa! (Como já diria noso querido apóstolo Paulo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”. (I Co 13:13). 1

Para continuarmos na Bíblia, outra passagem que me veio a mente quando ouvi a frase do trailer (Passagem essa que será a inscrição da minha nova tatuagem) é: “No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo” (I Jo 4:18a). Pense um pouco... qual o maior problema dos enamorados? O medo! O medo de não ser amado, o medo de estar fazendo a coisa errada... e por aí vai! Para curar isso, é só nos lembramos do que João escreveu2! Não que todos os medos serão apagados como por mágica... mas sim... o amor será sempre mais forte do que qualquer medo que se venha a ter!

Bem... a verdade é que a esperança de todo apaixonado é que sua história seja como a narrada em Cânticos dos Cânticos. “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte (...) As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá- lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Ct 8:6-7)

Béria Lima

PS.: Quando eu assistir ao filme (o que acontecerá ainda essa semana) eu conto aqui!


_____________________________________

1 Alias, o décimo terceiro capítulo da primeira carta aos coríntios é uma ótima leitura pra quem quer entender o amor (seja platônico ou não!).

2 Este capítulo quase todo é uma ilustração do amor de Jesus por nós, recomendo a leitura a partir do verso 7.

(publicado originalment no Cruz sub Rosa)

Nenhum comentário: