quinta-feira, 1 de maio de 2008

Cristianismo Primitivo

De vem em quando (leia-se toda semana) alguém vem me dizer que a igreja brasileira está se arruinando, que está se acabando como uma fruta podre (de dentro para fora) e que querem a volta do o cristianismo primitivo.

Na verdade, em alguns lugares há um verdadeiro clamor pela volta do "cristianismo primitivo". Só que aqui fica a pergunta: Que cristianismo que eles querem que volte? O da época do Império Romano - quando os cristãos eram massacrados ao milhares - ou o da Idade Média - onde desde o rei ao camponês mais pobre (isso sem falar nos escravos) todos eram cristãos - e onde toda a lei e os costumes eram regidos pela Bíblia.

Imagino eu que você respondeu o segundo! Pois bem... se é pra voltar pra Idade Média eu já sei quem eu gostaria de ser: Teresa de Ávila. Porque? Por causa dessa experiência abaixo descrita:

"Eu vi um anjo perto de mim, no meu lado esquerdo, em forma corporal. Isto é algo que não estou habituada a ver, a não ser muito raramente. Apesar de eu ter visões de anjos com freqüência, vejo-os apenas através de uma visão intelectual, como tenho falado antes. Foi a vontade de nosso Senhor que, nessa visão, visse o anjo desta forma. Ele não era grande, mas de pequena estatura, e era muito bonito - seu rosto queimava, como se fosse um dos mais altos anjos, que parecem estar todos em chamas: ele deve ser um daqueles a quem nós chamamos querubins. Seu nome ele nunca me disse; mas vejo muito bem que não existe no céu tão grande a diferença entre um anjo e outro, e entre estes e os outros que eu não posso explicar.

Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro, e o ferro da ponta parecia estar em chamas. Ele pareceu empurrá-la às vezes no meu coração, e penetrou-me as entranhas; Quando ele retirou-a, deixou-me toda a arder com um grande amor de Deus. A dor foi tão grande, que me fez lamentar; E ainda assim, uma doçura foi superando essa dor, fazendo-me não desejar livrar-me dela. A alma agora é satisfeita apenas com Deus. A dor não é física, mas espiritual; embora o organismo tenha a sua parte nela. É um amor tão doce e carinhoso, que agora existe entre a minha alma e Deus, e eu agradeço à bondade de Deus por me ter feito passar por essa experiência ..."


Isso tá documentado. Tá no livro "Teresa de Avila, The Life of St. Teresa of Jesus (c.1565)". Fala sério... Ela tem uma experiência dessas com o anjo... e ainda vira Santa! Esse é que é cristianismo bom!
A propósito, a foto do começo do post é da escultura "The Ecstasy of St. Theresa" de Bernini (1652). Por favor... dêem um close na expressão dela... se isso não é prazer sexual, nada mais é!

Um comentário:

Leandro Neres disse...

Quente essa santa^^
To curtindo teu blog Beria!